História

Fundada em 1988 por pais de crianças autistas, a partir de um terreno doado pelo empresário Eugênio de Andrade Martins no bairro do Gramado, em Cotia, a FADA – Fundação de Apoio e Desenvolvimento do Autista foi criada para estimular jovens e adultos autistas no desenvolvimento de suas habilidades físicas e emocionais, além de incentivar sua socialização e potencial cognitivo, buscando promover o crescimento do ser humano como um todo.

Em 30 anos de existência, a instituição construiu uma sólida estrutura e para mantê-la busca constantemente parceiros, pessoas físicas e jurídicas, para colaborar na sustentação deste trabalho social.


A Fada

A Fada tem, atualmente, 34 autistas assistidos com idades entre 15 e 43 anos divididos em grupos de no em 8 salas de aula. A instituição procura manter a dinâmica de uma casa, aproveitando as atividades do dia-a-dia (parte do Currículo Funcional Natural – CFN) – para que os alunos participem da rotina e das atividades. Na área cognitiva, usa programação de estimulação e de alfabetização auxiliados pela psicopedagogia, utilizando situações do dia-a-dia. Usa PECS nos casos em que há necessidade.


Missão

Proporcionar atendimento com excelência às pessoas com Transtorno do Espectro Autista e a seus familiares com vistas a uma melhor qualidade de vida através da melhoria do convívio social e do desenvolvimento de suas potencialidades.

Ser uma instituição modelo no atendimento e em pesquisas sobre o autismo, produzindo conhecimento e contribuindo para a construção de políticas públicas.